Muito bem, posso dizer (com uma pontinha de orgulho) que devido às inúmeras (e entenda-se inúmeras no sentido mais denotativo existente) formações que temos na escola onde trabalho, não vi coisa alguma nova debaixo do sol (e olha que o sol tem aparecido estes dias!).
Isso me deixou um crise!!!
Porque tive vontade de me levantar em ir embora em alguns momentos.
Enfim...

O Prof Ubiratan D'Ambrosio já falava sobre isso bem antes de eu nascer (afinal, o pós-doutorado dele foi por volta de 1964):
Isto é aprendizagem por excelência, isto é, a capacidade de explicar, de apreender e compreender, de enfrentar, criticamente, situações novas. Aprender não é o mero domínio de técnicas, habilidades e muito menos a memorização de algumas explicações e teorias.
A adoção de uma nova postura educacional é, essencialmente, a busca de um novo paradigma de educação que substitua o já desgastado ensino-aprendizagem, que é baseado numa relação obsoleta de causa → efeito. Procura-se uma educação que estimule o desenvolvimento de criatividade desinibida conduzindo a novas formas de relações interculturais. Essas relações caracterizam a educação de massa e proporcionam o espaço adequado para preservar a diversidade e eliminar a desigualdade discriminatória, dando origem a uma nova organização da sociedade. Fazer da Matemática uma disciplina que preserve a diversidade e elimine a desigualdade discriminatória é a proposta maior de uma Matemática Humanística. A Etnomatemática tem essa característica."
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Utópico!? Você não viu nada!!! E ele é "o" Matemático...
"Eu poderia sintetizar meu posicionamento dizendo que só se justifica insistirmos em Educação para todos se for possível conseguir, por meio dela, melhor qualidade de vida e maior dignidade da humanidade como um todo, preservando a diversidade mas eliminando a desigualdade discriminatória, dando, assim, origem a uma nova organização da sociedade." (D'Ambrosio, 1998)
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