sexta-feira, 19 de junho de 2009

Currículo Integrado no Ensino Médio!?

Estive meio off estes dias, pois ainda estou participando de um curso promovido pela SEDUC. Iniciativas como estas são válidas, pois ainda acredito em esforços para que haja mudanças palpáveis em nossas realidades escolares.
Muito bem, posso dizer (com uma pontinha de orgulho) que devido às inúmeras (e entenda-se inúmeras no sentido mais denotativo existente) formações que temos na escola onde trabalho, não vi coisa alguma nova debaixo do sol (e olha que o sol tem aparecido estes dias!).
Isso me deixou um crise!!!
Porque tive vontade de me levantar em ir embora em alguns momentos.

Enfim...
Isso não é novo, mas parece que só agora realmente despertamos para a nossas necessidades.
O Prof Ubiratan D'Ambrosio já falava sobre isso bem antes de eu nascer (afinal, o pós-doutorado dele foi por volta de 1964):

"O acesso a um maior número de instrumentos e de técnicas intelectuais dão, quando devidamente contextualizadas, muito maior capacidade de enfrentar situações e de resolver problemas novos, de modelar adequadamente uma situação real para, com esses instrumentos, chegar a uma possível solução ou curso de ação.

Isto é aprendizagem por excelência, isto é, a capacidade de explicar, de apreender e compreender, de enfrentar, criticamente, situações novas. Aprender não é o mero domínio de técnicas, habilidades e muito menos a memorização de algumas explicações e teorias.

A adoção de uma nova postura educacional é, essencialmente, a busca de um novo paradigma de educação que substitua o já desgastado ensino-aprendizagem, que é baseado numa relação obsoleta de causa efeito. Procura-se uma educação que estimule o desenvolvimento de criatividade desinibida conduzindo a novas formas de relações interculturais. Essas relações caracterizam a educação de massa e proporcionam o espaço adequado para preservar a diversidade e eliminar a desigualdade discriminatória, dando origem a uma nova organização da sociedade. Fazer da Matemática uma disciplina que preserve a diversidade e elimine a desigualdade discriminatória é a proposta maior de uma Matemática Humanística. A Etnomatemática tem essa característica."

Leia mais sobre este artigo aqui.

Conheça mais sobre o Prof Ubiratan D'Ambrosio aqui.


Utópico!? Você não viu nada!!! E ele é "o" Matemático...


"Eu poderia sintetizar meu posicionamento dizendo que só se justifica insistirmos em Educação para todos se for possível conseguir, por meio dela, melhor qualidade de vida e maior dignidade da humanidade como um todo, preservando a diversidade mas eliminando a desigualdade discriminatória, dando, assim, origem a uma nova organização da sociedade." (D'Ambrosio, 1998)

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